Programação 5º IFestival Dança
Exposição Fotográfica “O Concreto da Carne”
Horário: Constante durante o período do Festival.
Local: Escada de emergência térreo do bloco A
Orientação: Profa. Sabrina Cunha – Grupo de Pesquisa Corpoimagem na Improvisação. Participantes: Vitor Hamamoto, Elba Lacerda e Luig Ernani.
01/12/2014
Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reflexões sobre a dança do ventre articuladas com Mudanças no Ensino Estudante: Janaína Alves Belardony
Orientadora: Cinthia Nepomuceno Xavier
Horário: 14h
Local: Sala 106 B
Apresentação artística de Trabalho de Conclusão de Curso
Estudante: Sandra Kelly Lima silva
Título: Subersa(o)
Local: Subsolo da Reitoria (entre o lago artificial e o Teatro de Arena)
Horário: 20h às 21h
Coreógrafa(o)/diretor(a): Sandra Kelly e Rafael Alves
Dançarinas: Sandra Kelly, Ana Luiza Salles, Louise Lucena, Fabiana Balduina, Laís Costa, Pricila Dayana, Etiene Figueiredo, Tais Oliveira, Nayara Castro.
Sinopse: Esta composição se aproxima de conceitos de gênero para problematizar e questionar as obviedades de categorizações. Processo do trabalho de conclusão de curso, “Breaking the Dance – Quebrando Tabus de Gênero na dança Breaking” versa sobre como os movimentos são intitulados e como poderia existir equidade para se expressar livremente a partir da subversão. Composta por dois solos, uma composição colaborativa do grupo BSBGIRLS e ainda um duo dirigido por Rafael Alves.
02/12/2014
Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Breaking The Dance: quebrando tabus de gênero na Dança Breaking Estudante: Sandra Kelly Lima Silva
Orientador: Diego Pizarro
Horário: 10h
Local: Sala 106 B
Título: Ensino da Dança na Escola: uma reflexão com uma abordagem triangular Estudante: Josiany Júnia da Silva Santos
Orientador: Fauzi Mansur
Horário: 15h
Local: Sala 105 B
Título: A Consciência do Mistério da Dança na Igreja Cristã
Estudante: Márcia Beatriz G. Portela
Orientador: Fauzi Mansur
Horário: 16h30min
Local: Sala 105 B
Título: Espiritualidade e Dança na Contemporaneidade: reflexões de uma dançarina cristã Solo de dança: A Esperança Não Confunde
Estudante: Helena Medeiros Costa
Orientadora: Cinthia Nepomuceno Xavier
Horário: 19h
Local: Auditório do Bloco C.
03/12/2014
PESQUISA-EXTENSÃO EM DANÇA
Momento de interlocução entre estudantes, professores e comunidade sobre grupos de pesquisa e projetos de extensão da Área de Dança do IFB.
Local: Auditório Principal – Bloco C – Térreo
Coletivo Transcoreográfico
Grupo de Pesquisa. Líder: Cinthia Nepomuceno Xavier
Exibido em projeção no foyer do Auditório do Bloco C
Desenvolve processos criativos colaborativos e pesquisar manifestações culturais, permitindo o desenvolvimento de produtos artísticos que possam ser apresentados em formatos diversos. Linhas de Pesquisa: Processos Transcoreográficos e Manifestações culturais; Danças, religiões e Crenças; Desenvolvimento de Sistemas de Informação.
14h | Corpoimagem na Improvisação
Grupo de Pesquisa. Líder: Carla Sabrina Cunha
Linhas de Pesquisa: Improvisação em Dança; Dança e Formação Estética.
O grupo tem por objetivo a pesquisa de movimento e a criação de dança de improvisação, baseando sua prática na dança Butô e no método Danceability. Iniciado em 2011 concluiu a improvisação Lá de Casa que participou do evento de pesquisa em dança Coming Back Home na cidade de Gênova na Itália. Em 2012 o grupo em colaboração com o Teatro Mosaico trouxe para Brasília o dançarino e coreógrafo Butô Atsushi Takenouchi. Durante o ano de 2013 o grupo desenvolveu estudo sobre o elemento Tempo criando a improvisação Uma pausa para o Tempo, apresentada na semana da dança de 2014 do IFB e relato do processo no festival Movimento D que acontece na cidade de Brasília.
Dança e Formação Estética
Coordenadora: Edna Carvalho de Azevedo.
Apresentação do Projeto de Extensão “Educar Dançando” e do Projeto de Pesquisa “Avaliação do Projeto Educar Dançando 2005-2013”.
Projeto de Extensão Grupo Motus.
Coordenadora: Elizabeth Maia
O Motus surgiu da parceria do Coletivo e o Escambau com a Unidade Curricular Dança Diversidade Inclusão (DDI) e o NAPNE (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas) do IFB. O objetivo do Motus é pesquisar a dança e suas relações com outras linguagens artísticas (música, artes cênicas e artes plásticas) a partir da investigação das possibilidades de cada corpo e das diferenças de expressão e mobilidade que eles apresentam. O público alvo do Motus é de pessoas com deficiência.
Integrantes: Angelina Coutinho, Clara Braga, Vinícius Paixão, Jackson MBauer, Laura Tonini, Licia Oliveira, Janaína Moraes e Elizabeth Maia.
15h30 | Grupo Emancipa – Estudos e Pesquisas sobre Formação Humana Emancipatória
Grupo de Pesquisa. Líder: Fernanda Bartoly
Linha de Pesquisa: Formação de Professores
O Grupo emancipa tem suas origens na necessidade de investigar o campo da formação humana, por meio da educação escolar/acadêmica, analisando as características, necessidades, dificuldades e possibilidades de uma formação que se pretenda emancipatória. Especificamente estuda/pesquisa as políticas educacionais, concepções e práticas, procurando produzir e divulgar conhecimentos que tragam análises e propostas para o avanço nos projetos de formação e o delineamento epistemológico do campo. Para desenvolver tal tarefa o grupo é aberto a servidores e estudantes do IFB, principalmente aqueles que atuam/estudam nos cursos de licenciaturas do IFB, e também a pesquisadores externos que se identifiquem com a área.
16h | Apresentação de pesquisa da Profa. Suselaine Serejo Martinelli
ENCONTROS – vinculado à disciplina Composição Coreográfica II
Coreógrafo/diretor: Criação Coletiva
AULA ABERTA – vinculada à disciplina Práticas Integradoras e de Ensino II
Coreógrafo/diretor: Criação Coletiva
CORPOS EM VERSÕES – vinculado à disciplina Laboratório de Composição Coreográfica -
Coreógrafo/diretor: Criação Coletiva
17:30 | Interface - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Filosofia e Cultura
Grupo de Pesquisa. Líderes: Marcos Ramon Gomes Ferreira e Cristiane Herres Terraza.
Linhas: Arte, Tecnologia e Cultura; Cibercultura, Redes Sociais e Estéticas de Consumo; Corpo e Filosofia; Cultura Visual.
O grupo surge por iniciativa de pesquisadores interessados em criar um espaço comum para o incentivo à discussão e ao desenvolvimento e divulgação de pesquisas nas áreas de Filosofia e Cultura com abordagens interdisciplinares. A atuação do grupo se dará, principalmente, sob a forma de participação e realização de encontros, cursos, eventos científicos e artísticos, colóquios e publicações.
18:00 | Coletivo de Estudos em Dança, Educação Somática e Improvisação – CEDA-SI
Grupo de Pesquisa. Líder: Diego Pizarro
Produção de pesquisa relacionada a processos de preparação e composição em dança a partir da prática da Dança Contato-Improvisação e de métodos e técnicas de Educação Somática, bem como das intersecções advindas de ambas.
Projetos de Extensão: 1 - “A Dança em Processos de Composição: Contato-Improvisação e Práticas Somáticas” – PROEXT 2013; 2 - “As Peles Comunitárias do Dançarino Contemporâneo: integrando os sentidos, a somática e o figurino no contexto artístico-social da Educação Profissional e Tecnológica”.
Projetos de Pesquisa: “Trajetórias da Dança Contato-Improvisação no Brasil” – PIBIC/IFB; “My SocialBook: instrumento social e virtual de coleta de dados para a pesquisa em artes” PIBIT/CNPQ. Linhas de Pesquisa: Contato-Improvisação e Práticas Somáticas
LINFA – Laboratório de Indumentária, Figurinos e Adereços.
Participantes: Prof. Diego Pizarro, Profa. Moema Carvalho Lima, Aline da Silva Melo, Ana Carolina de Albuquerque Costa (bolsista PIBIT/CNPQ), Eva Maria Foloni Santoro, Flávia Moreira Cruz, Gregório Benevides, Lisiane Queiroz Vieira, Thainara Oliveira dos Santos de Moraes, Thais Cordeiro da Silva (bolsista PIBIC/IFB), Victória Ponte Oliveira.
18:30 | Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Música do IFB
Grupo de Pesquisa. Lider: Rogério Rodrigues de Oliveira
Projeto de Pesquisa: Educação Musical para Licenciatura em Dança no Brasil: Pesquisa e Elaboração de Obra Didática.
Linha de pesquisa: Educação Musical para Curso de Licenciatura em Dança.
Participantes: Prof. Me. Rogério Rodrigues de Oliveira; Prof. Me. Tiago Varella Negreiros; Profa. Ma. Juliana Rocha de Faria Silva; Profa. Dra. Cinthia Nepomuceno Xavier; Bolsista Pibic Leonardo Teófilo Machado da Silva – Aluno da Licenciatura em Dança do IFB.
19:30 | Palestra “Os Festivais Internacionais de Contato-Improvisação” A palestra será ministrada pelas integrantes do “Núcleo de Pesquisa em Contato-Improvisação do Movimento Descalço”
Eva Maria, Daniela Braga, Clara Franke, Viviane Silva e Carol Barreiro.
Local: Sala 107 C
04/12/2014
Título: Canto Coral Cênico I
Horário: 10h
Local: Sala 108 C
Sinopse: Apresentação da peça coral Duas Cirandas do repertório folclórico nordestino. Elenco: Anna Carolina Sousa, Ávila Pâmela, Camila Cristina, Cristina Lopes, Daiana Mariana, Fabiana Lourenço, Gisele Moraes, Izabella Xavier, Jéssica Miranda, Jéssica Souza, Kelen Mendes, Leonardo Teófilo, Maria Rita da Silva.Miriã Alves, Nathália Chagas, Nathália Fernandes, Peterson Trindade, Priscylla Ramos, Raiane de Castro, Raynara Dias, Rebeca Sarah, Tascio Andrade, Teresa Ayla, Thaila Giordani, Vítor Hamamoto, Wellinton Santos.
Direção: Rogério Rodrigues
Título: Pantomimas Sonoras I
I. Salada de Frutas
Elenco: Ávila Pâmela, Camila Cristina, Cristina Lopes, Jéssica Souza, Gisele Moraes, Miriã Alves, Peterson Trindade, Teresa Ayla.
II. Tá Tá Cá
Elenco: Anna Carolina Sousa, Izabella Xavier, Leonardo Teófilo, Raynara Dias, Tascio Andrade;
III. Reflexo
Elenco: Daiana Mariana, Fabiana Lourenço, Jéssica Miranda, Kelen Mendes, Priscylla Ramos, Raiane de Castro, Wellinton Santos.
IV. No Parque
Elenco:
Maria Rita da Silva, Nathália Chagas, Nathália Fernandes, Rebeca Sarah, Thaila Giordani, Vítor Hamamoto.
Coreografia: o grupo
Orientação: Rogério Rodrigues
Horário: 10h
Local: Sala 108 C VI
Título: COLETIVO COLETIVO
Horário: 12h30 e 17h30
Local: Estacionamento interno do IFB
Sinopse: Nem todos têm a condição de ter condução própria, dependendo diariamente do transporte público. Uma rotina que adaptamos e que envolve passagens caras, aperto, falta de educação dos usuários, motoristas, cobradores e a precariedade do transporte, dentre outras coisas. O projeto COLETIVO COLETIVO tem como objetivo principal apresentar a arte como fator de educação, proporcionando muito humor e dança.
Elenco: Bruna Letícia, Bruno Ricardo, Marília Borges, Kaled Andrade, Haghata Brenda, Verônica Lucas, Maritza Motta,Guilherme Ribeiro, Cintia Wolf e Cleber Garçone.
Coreografia: Estudantes do 2º período da Licenciatura em Dança
Título: Tiventribal – Dança do Ventre
Horário: 14h
Sinopse: Mostrar a coreografia com música e sem música
Elenco: Verônica Lucas, Bruna Leticia e Hagata Brenda
Coreografia: Hágata Brenda Mostrar a coreografia com música e sem música. Local: Salas de Dança
Título: É doce, mas não é mole!
Horário: 16h30
Sinopse: Discutindo questões sociais, etno-racial embebidos na fé do povo brasileiro. Uma obra hibrida, a qual permeia a cultura nacional sob um olhar contemporâneo.
Elenco: Rafael Alves
Coreografia e direção: Thais Cordeiro
Local: Térreo do Bloco C
Título: Canções da Broadway e da Música Pop-Rock
Horário: 19h30
Local: Sala 108 C
Sinopse: Apresentação de peças para canto e piano oriundas do repertório da Broadway e da Música Pop-Rock. I. Nothing Else Matters (Hetfield/Ulrich)
II. One and Only (Adkins, Wilson, Greg Wells)
III. Por Enquanto (Renato Russo)
IV. Just Give me a Reason (Jeffreybhasker, Alecia Moore and Nateruess)
V. Mais uma Vez (Renato Russo)
VI. Summertime (George Gershwin) da Ópera Porgy and Bess
VII. Olha nos Meus Olhos (Andrew Lloyd Webber) do musical O Fantasma da Ópera
VIII. Singing in The Rain (N. Herb Brown e A. Freed) do musical homônimo. Elenco: I. Hágatha Brenda; II. Verônica Lucas; III. Célio Soares; IV. Bruna Letícia e Kaled Hassan; V. Célio Soares; VI. Bruna Letícia; VII. Bruna Letícia e Célio Soares; VIII. Célio Soares.
Orientação: Rogério Rodrigues
Trabalhos artísticos produzidos em Composição Coreográfica I
16:45 | TRANSITAR
Coreografia e Direção: Eurismar Lopes Pereira Vale
Sala 107 C
Sinopse: Como percebemos o verbo transitar? Tem quem o observe simplesmente como a ação de mudança.
Experimentando e pesquisando movimentos é possível perceber a sensação que revela o constante transitar do ser no espaço, no tempo, e em si mesmo. São corpos que percorrem o espaço, são espaços que permitem o caminhar e que revelam a transição.
Trilha sonora: Petter Gabriel e Everett
Fotografia: Júnior Ribeiro
17:00 | Não sou eu
Coreografia: Alessandra Barbosa Luiz
Bailarina: Isabella Xavier Cézar
Curadora: Vancleia
Sala 105 C
Sinopse: Não sou eu quando colocam a mão em mim.
Não sou eu quando minha alma é invadida por almas que desconheço. Não sou eu. Me machuca. A angústia invade com toda a fúria dentro do meu ser.
17:30 | Quando você vê
Coreografia: Dalila reis
Intérprete: Thaila Giordani
Sala 105 C
Sinopse: A coreografia “Quando você vê” é resultado de um processo iniciado nas aulas de composição coreográfica, onde foi dedicado à pesquisa sobre “o não ver”, procurando aprofundar na mudança de perspectiva do corpo e do espaço, entre a possibilidade de não enxergar. Trata-se de um trabalho artístico direcionado a um público diversificado e que certamente proporcionará percepções diferentes e assim, o convidando a entrar em um universo perceptivo.
17:45 | Ser Tão Água
Coreografia: Michelly alves
Intérprete: Rebeca Cerqueira
Trilha sonora: André Memari
Participação especial: Raquel Márcia
Sala 105 C
Sinopse A obra “Ser Tão Água” foi baseada nas memórias de infância da coreógrafa Michelly Alves, período em que viveu no nordeste do Brasil. Com o intuito de trazer para o espectador uma realidade reflexiva sobre o Nordeste e desmistificar o preconceito existente sobre a seca nesta região. A bailarina interpreta as histórias, as memórias e as sensações através de experimentos corporais expandidos pela coreógrafa
18:00 | Carmen
Juliana Santana
Sala 108 C
Sinopse: Duas árias de Carmen. A primeira quando Carmen chega a Sevilla, seguida de Habanera. As duas árias são releituras da ópera Carmen. Carmen é uma ópera em quatro atos do compositor francês Georges Bizet, com libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy, baseada na novela homônima de Prosper Mérimée. Estreou em 1875, no Ópera-Comique de Paris.
18:20 | Pássaro
Coreografia: Amanda Karoline
Bailarino: Dhiefferson Lopes
Sinopse: Os pássaros foram criados originalmente para voar, mas, por causa da influência de alguns, eles apenas andam. Não vivem como foram feitos para viver. Acabem se desconhecendo e perdendo sua verdadeira essência.
18:30 | Sobre tudo e nada. Sobretudo nada.
Direção: Laura Pires
Em cena: Paula Macedo
Figurino: Laura Pires, Natália Ferraz
Cenografia: Laura Pires, Natália Ferraz, Rafael Tursi.
Sinopse: Sobre tudo que escapa das mãos, silenciosamente, pois já perderam o folego. Sobre nada que resta, quando se apega com força e se vê escorrer por entre os dedos. Sobretudo tocar generosamente o desconhecido.
Local: Sala 105 C
19:00 | Claridade e Incertezas
Coreografia: Nôga Ribeiro
Bailarina intérprete: Kellen Mendes
Sinopse: A busca pelo equilíbrio traz sempre o risco do desequilíbrio. Equilibrar-se é resistir a muitas forças contrárias que nos empurram para o chão, é encontrar um lugar, uma forma de se colocar no espaço, uma postura, uma posição. O Equilíbrio não é uma certeza, lida sempre com incertezas. Nunca é permanente, é estado, momento de lucidez sempre impermanente. Enfim, é luta em que corpo, mente e espírito participam ativamente. E você, pelo que luta? O que te faz ficar de pé? Como se mantém em equilíbrio?
Local: Teatro de Arena.
19:25 | Tava perguntando
Coreografia: Cássia Daniele Alvarenga de Sant'Ana
Intérprete: Raynara Dias Aguiar
Sinopse: Tava perguntado é um mergulho no desencontro de ideias do processo criativo. Local: Local: 105 C
19:30 | Meu Nós Interior
Coreografia: Raquel Cunha
Bailarino: Tascio Andrade
Sonorização: Edivaldo Borges e Raquel Cunha.
Sinopse: "Meu nós interior" foi inspirado e dedicado ao meu irmão Adalberto Cunha, que vive num mundo incomum onde não há tempo, espaço e consciência definidos.
Local: sala 202/203 C
19:45 | INTRÍNSECO
Diretora geral e coreógrafa: Dayane Caroline
Intérprete: Érica Ribeiro
Música: To build a home instrumental (Cinematic Orchestra)
Apoio técnico: Dalila Reis
Sinopse: Intrínseco, íntimo, interior. Esta é uma composição com base na busca das memórias mais felizes e individuais de um certo alguém. A intérprete traz para cena sua busca dentro da sua cabeça em todos os seus momentos até achar o melhor momento, a melhor memória. Depois de muita experimentação e busca nas mais variadas memórias se encontrou a calma e o sorriso solto na maior de todas as felicidades. “A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar- se feliz.” (Sigmund Freud).
Local: Sala 205 C
20:10 | Me lembro que...
Diretor : Helrison Pereira
Intérprete : Alexsandro Cavalcante
Sinopse: Traz movimentos no corpo da sua história na infância, com experimentações do contemporâneo, elementos do Break e um contato com a improvisação, questionamentos sobre como foi viver nessa época importante da vida. Uma reflexão sobre o que fizemos com nossos princípios de infância e o que eles trazem para o nosso presente, será que não podíamos mesmo fazer nossas vontades ou o sistema de formação de cidadão nos privou de informações que hoje estão em nosso convívio.
Local: Sala 105 C
20:20 | Entre Dois Nomes
Coreógrafo : Jhulle Moreira
Interprete :Adriane Ribeiro
Música : Felicidade- Marcelo Jeneci
Sinopse: Perpetuo ou Cessante ? Utilizando a dança contemporânea como parte da composição “Entre dois nomes” brinca com a questão: Será que a felicidade, a qual tantas pessoas buscam, é algo perpetuo ou cessante? Para alguns a felicidade nunca será atingida por causa da idealização feita em torno dela -o que inevitavelmente causa uma frustação. Por isso, teoricamente a felicidade é feita de momentos diários – “ela está no presente, não no futuro”.Mas será mesmo ? Ao final, tudo termina sem uma resposta sobre qual dos nomes escolher, o que ficou foi apenas uma verdade, ou melhor uma pergunta , Afinal o que é ser feliz?
Local: 105 C
20:30 | Prostrar-se
"Eu, porém, pelo teu grande amor, entrarei em tua casa; com temor me inclinarei para o teu santo templo." Salmos 5:7
Direção e Coreografia: Reginaldo Pereira
Interprete Criadora: Érica Ribeiro
Mídia e Mixagem: Reginaldo Pereira
Músicas: Paul Wilbur (Projeto Shalom Jerusalém).
Apoio: Cia Adorar
Sinopse: Trabalho é baseado em uma pesquisa que fala sobre o ato de se inclinar ou se prostrar em sinal de reverência religiosa. Estudando no desenvolvimento da história a ação de se inclinar foi retirada dos movimentos funcionais do ser humano por conta de movimentos filosóficos que questionavam a existência de Deus. Ao estudar mais profundamente sobre o assunto, foi possível observar como o ato de se inclinar é usado em várias culturas diferentes e de formas diferentes tanto para cultos há deuses como sinal de reverência a líderes governamentais e mestres de lutas como artes maciais, na dança, teatro e música em reverencia a plateia. Realizando pesquisas de movimentos com a bailarina Erica Ribeiro, foi posto em destaque a cultura hebraica. Os judeus hoje costumam realizar suas orações no muro das lamentações em Jerusalém. Foi desenvolvido o enredo baseado nas orações dos sacerdotes citada no Velho Testamento na Bíblia Sagrada. "Com a cara no pó" lamentavam-se as guerras perdidas que muitas vezes o povo era levado prisioneiro e escravizado.
Local: Sala 105 C
21:00 | Anáguas Ruídas
Áudio-Visual: Bárbara Lopes
Cenografia: Natasha de Albuquerque
Trilha Sonora/Músico: Gabriel Strauss
Figurino: Llola Lab.
Dançarina: Carol Ferraz
Direção artística e coreográfica: Natália Ferraz.
Sinopse: Inspirado nas historias dos pescadores, a partir da narrativa poética e musical de Dorival Caymmi, a composição traça um paralelo entre os dois mundos da pesca: o mar e a terra. No “bem do mar”, o medo e a vontade da imensidão. Um encontro com o espelho da superfície profunda, que arregaça a imaginação em formas e substâncias.No “bem de terra”, a espera da incerteza, a procura do que não vem. A noiva que espreita na janela da solidão, antecipando o sofrimento, dilui a dor tecendo pretas anáguas enquanto traga a insustentável fé da volta: outra imensidão. A composição proporciona uma imersão ao universo marítimo, tingindo o espectador de saudades e encantos.
Local: Sala 202/203 C
21:15 | Idem
Direção e Coreografia: Julianne Neves
Interpretes: Elba Lacerda e Vitor Hamamoto
Músicos: Érica Ribeiro e Matheus Ferreira
Música: Gravity (Shawn Mc Donald)
Sinopse: Baseado no tão famoso discurso de Martin Luther King “Eu tenho um sonho”, essa composição tem como objetivo mostrar como o mundo tem mudado e como hoje em dia é possível ver que o sonho desse revolucionário homem está sendo realizado mesmo em meio a tantas dificuldades. O fato de hoje a mistura de raças e etnias ser algo bem aceito em algumas culturas, não exclui o ato de exclusão, pois ainda existe muito preconceito, sendo ele causado por colocações sociais, culturais, religiosos e na maioria das vezes raciais. Por isso ponho em evidencia esse discurso pra que também coloquemos esse sonho em nossas vidas.
Local: Sala 105 C
05/12/2014
Título: Estudo 1 – uma leitura de Cunningham
Horário: 9h30
Local: Sala 109 C
Sinopse: O processo de criação experimenta a composição pelo acaso criada por Cunninghan. Com a coreografia criada pelos próprios intérpretes-criadores todos deverão dançar em uma “ordem” estabelecida por sorteio.
Elenco: Paula Alves, Célio Miranda, Aline Melo, Amanda Rosa, Andréa Santos, Christiny Gusmão, Janaína Belardony, Mariana Vasconcelos, Priscilla Andrade.
Título: Estudo 1 – por uma dramaturgia pessoal
Horário: 17h
Local: Sala 109 C
Sinopse: O processo de criação experimenta a composição a partir do estandarte pessoal, pesquisa de campo e laboratórios corporais em danças populares brasileiras.
Elenco: Rafael Alves, Juliana Santana, Laryssa Barreto da Silva, Andreza Rodrigues, Paula Abreu, Laura Pires, Helrison Pereira, Natália Lima.
Coreografia: Eloísa Rosa