top of page

Programação 3º IFestival Dança

06 a 10 de dezembro de 2013

Exposição artística visual: Eu: Membro e Corpo

Sinopse: A exposição retrata a beleza e a diversidade da dança cristã contemporânea, mas também denuncia as lacunas históricas e os desafios da arte da dança existentes no meio cristão atual. O trabalho de colagem de materiais foi feito pela aluna pesquisadora Helena Medeiros Costa, do 6º período do curso de Licenciatura em Dança do IFB, com fotografias registradas durante pesquisa de campo que constituiu parte do projeto de pesquisa “A visão do corpo e dança no cristianismo”, contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/Cnpq – 2012/2013, com orientação do professor Marcos Ramon.

Local: Térreo do Bloco A.

06 a 08/12/2013

Título: O [não] costume de Adão

Horário: Sexta e sábado às 20h, domingo às 18h.

Local: Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Shopping Center Iguatemi – SHIN CA 04, Lote A, Lago Norte – Brasília/DF

Sinopse: Inspirado no ensaio “Nudez”, do filósofo italiano Giorgio Abamben, o espetáculo O [não] costume de Adão busca traçar reflexões acerca da nudez na contemporaneidade. O que me expõe em carne para uma testemunha? Incrustada na carne estão as marcas da sexualidade, que, em planos de consistência com os sentidos da alma provocam inibições, choques, denúncias, desvelamento. Dentre as reflexões é patente a ideia de que nem sempre a nudez coincide com a falta de vestes. A partir da pergunta “qual é a minha nudez?” os dançarinos buscam refletir sobre o que é estar nu e encontrar o seu estado de cena. Outra referência para este trabalho é a artista Marina Abramović.

Direção e concepção:  Diego Pizarro.

Elenco: Diego Pizarro, Flávia Cruz, Gregório Benevides, Lisiane Queiroz, Nininha Albuquerque, Rafael Alves, Rosana Gontijo, Thainara Moraes, Thais Cordeiro, Victória Oliveira. 

Coreografia: coletivo CEDA-SI.

Iluminação e orientação dramatúrgica: Alisson Araújo

Figurinos: Moema Carvalho, Samanta Farias, Daniele Freire, Dona Preta. 

Ensaiadora: Patrícia Lamana.

Produção: Nininha Albuquerque.

Arte gráfica: Janaína Moraes.

Fotografia: Diego Bresani

Edição musical e Filmagem: Adriano Roza.

09/12/2013

Título: Dançando Contatos Imediatos

Horário: 9h às 10h30

Local: Apresentação itinerante. Início: sala 108C, 105C, 102C, corredor do bloco C, rampa de entrada do IFB, L2 norte.

Sinopse: Trabalhos artísticos desenvolvidos pelos estudantes durante a unidade curricular Contato-Improvisação no segundo semestre de 2013 entre duos, trios e solos.

Dança e coreografia: Adriana Silva de Souza, Alessandra Barbosa Luiz, Amanda Karoline, Bart Almeida, Cássia Daniele, Cristiane Dourado, Dalila de Araújo Reis, Danielle Rodrigues, Dayane Caroline, Helrison Pereira, Jhulle Moreira, Juliana Santana, Julianne das Neves, Larissa Bragança, Laura Beatriz, Michelly Alves, Natália Ferraz, Nôga Maria, Paloma Caixeta, Rafael Alves, Raquel Márcia, Reginaldo Pereira, Ricardo Augusto, Rosana de Souza, Sinnara Keyla, Tayra Sasha, Marnilza Ramos.

Orientação: Prof. Diego Pizarro

Título: Café

Horário: 10h30

Local: Rampa entre os blocos A e B.

Sinopse: A partir da ativação sensorial pelo olfato através do café firma-se uma composição com improvisação estruturada. Ressaltando que esta ativação aborda também ao espectador.

Dança e coreografia: Louise

Direção artística: Déia Sampaio

Título: A Soma das Partes

Horário: 11h

Local: Sala 109C

Sinopse: "O todo é maior do que a soma das partes". Partindo dessa premissa os dançarinos procuram, através da improvisação, um embate com a materialidade dos corpos e do espaço. A realidade - o todo - não possui a sua existência em si, mas é reflexo ou ilusão dos fragmentos que captamos a todo instante. Essa improvisação estruturada se situa justamente nesses fragmentos, ruídos e interferências que nos passam despercebidos, porque fomos treinados apenas para ver o todo. Nós, no entanto, buscamos o incompleto.

Dança: Gianluca Diniz, Jéssica Sousa e Arine Alby.

Criação e direção: dançarinos e Leonardo dourado.

Música: Marcos Ramom – SOMA.

 

Título: Tributo a Carlos Gomes

Horário: 15h

Local: Auditório

Sinopse: Trabalho desenvolvido pelo Projeto Educar Dançando.

Objetivo: Proporcionar aos alunos que mostrem seu trabalho de modo a ser desenvolvido durante o semestre letivo e para que tenham esse movimento de apresentação ao público.

Artistas mirins do Projeto Educar Dançando

Música: Henrique Alves de Mesquita e Carlos Gomes

Coreografia e Coordenação do projeto: Edna Carvalho de Azevedo

Título: Abstração

Horário: 15h30

Local: Auditório

Sinopse: Essa estrutura coreográfica foi embasada nas teorias de Platão, que diz - A arte é imitação. Então abstraindo os movimentos do Kung Fu, e levando para outra sentindo - o da dança, acompanhado da música Metade – de Osvaldo Monte Negro, busquei neste trabalho usar todo o meu conhecimento para desassociar e construir uma sequencia de movimentos que em meio de introspectividade ele demonstre ter objetivo, movimentos que não o deixe tão fechado, que não demonstre um gral de loucura por não entender as divindades, que seja uma representação de um cidadão “comum”, mas com a atuação sobre a expansão do vocabulário de movimentos, através de coletas de movimentos de pessoas na rua que estimulou minha criação por meio de aprendizado e recriação do movimento marcial.

Dança e coreografia: Ohana Proença de Azevedo

 

Título: Mentira

Horário: 16h

Local: Sala 105C

Dança: Maria Tavares

 

10/12/2013

Título: Jardim de São Tomé

Horário: 10h

Local: Sala 109C

Sinopse: Passeando pelo jardim estive no caminho de sentir-te sob os pés. No cheiro das flores, abraços. No encontro do equilíbrio vislumbre de dança tosca, bela e quieta.

Dança: Júnia Cascaes, Janaína Moraes, Pedro Ivo, Sandra Kelly, Lidiane Ramos e Rafaela Holanda.

Coreografia: Sabrina Cunha 

 

Título: Tempos e Contratempos

Horário: 10h40

Local: Sala 101C

Sinopse: Trata-se de uma performance que alia sons musicais a movimentos coreográficos com enfoque em deslocamentos métricos e uso de recursos expressivos musicais.

Performers: Ana Raquel, Augusto Nonato, Caroline Stephanie, Clara Sales, Dhiefferson Lima, Jéssica Gonçalves, Jéssica Mara, Joaquim Guilherme, Karen Michele, Ohana Proença, Rhaissa Meneses, Thaís Maduro.

Orientação: Profº Rogério Rodrigues

Título: Epidemia

Horário: 10h50

Local: Sala 101C

Sinopse: A tecnologia invade o mundo de uma forma mais individual deixando mais do que nunca o cotidiano de cada um mais isolado, as horas de convívio se tornaram grandes momentos dentro de uma solitária. Ao mesmo tempo que existe uma conexão com o mundo.

“Epidemia” - ocorre quando a população entra em contato com um agente patogênico ( vírus, bactéria)

Dança e coreografia Marianne Alvin, Helena Medeiros, Victória Pontes e Léo Dourado

Direção: Patrícia Lamana

Orientação: Vancllea Porath

Título: Dança Clássica

Trabalhos artísticos finais da unidade curricular, agregando o conteúdo vivenciado em uma proposta de composição coreográfica.

Horário: 11h

Local: salas 105, 107 e 108 C.

Alessandra Bárbara, Paloma Caixeta, Amanda Karoline, Marnilza e Patrícia Lamana, Ivo Neto, Eurismar Lopes e Andréia Souza, Cristiane de Souza Dourado e Adriana Silva de Souza, Andressa Rodrigues, Rosana de Souza, Helrison Pereira, Laura Beatriz, Natália Ferraz, Simara Barros, Ana Arruda, Rafael Alves, Dalila, Cássia, Michelly, Raquel.

Orientação: Edna Azevedo

 

Título: Viagem pelo Escuro

Horário: 13h

Local: Sala 101C

Sinopse: Um estrangeiro. Um mapa cifrado. Um caminho apertado. Um destino certo que se desconhece. Uma porta estreita e uma esperança. Andar pela fé é se jogar no escuro de si mesmo...

Dança: Alessandra, Helena Medeiros, Laura Beatriz, Leandro Lira, Karina Félix, Marianne Alvim.

Título: Dancinha

Horário: 15h

Local: Sala 108C

Sinopse: Dancinha partiu de reflexões sobre o formato dos festivais de Danças Urbanas e como suas técnicas são vistas e analisadas neles. O processo da pesquisa se deu com a utilização da técnica de danças urbanas – mais especificamente do Waacking e do Dancehall – somadas à outros elementos que tem relação com Viewpoints, Dança Contemporânea e o trabalho de Laban. O objetivo é mostra que, a partir da mistura de elementos distintos é possível criar trabalhos coreográficos que ultrapassam, conceitualmente, os limites de tempo dos festivais e resignificam os conceitos pré-estabelecidos de danças urbanas.

Dança e coreografia: Arine Alby e Leonardo Dourado

Direção: Leonardo Dourado 

Título: Ocupa

Horário: 15h10

Local: Sala 108C

Sinopse: Utilização dos viewpoints dialogando com a linguagem das danças urbanas em um breve solo. 

Dança e coreografia: Aline Sugai.

Título: 10 gestos em minutos

Horário: 15h30

Local: Sala de dança.

Sinopse: Estrutura de improvisação, desenvolvida a partir de exercícios que relacionam os conceitos: gesto social, gesto cotidiano e gesto expressivo. O trabalho é resultado da disciplina de Improvisação (segundo período do curso de licenciatura em dança).

Dança: Cecília Nogueira, Thaily Almeida, Alice de Holanda, Laura Tonini, Clara Kethurin, Ana Raquel Garcia, Fernanda Lucena, Maria Tavares, Larissa Chrys, Sávio Meneses, Déia Sampaio, Débora Lopes, Deliz Lopes, Camila Batista, Lara, Yanne Bruno, Yanni Pereira, Ana Luiza Sales, Rothier Benter, Karoline Ribeiro, Leandro, Christian, Luziene, Ana Carolina, Joaquim, Simone, O`hana.

Orientação: Vancllea Porath

Título: Biogênese Mutacional

Horário: 15h45

Local: Sala 101C

Sinopse: Com a teoria da Biogênese cientistas conseguiram comprovar que a vida provem de uma outra preexistente. Assim como a vida, o movimento também surge de um preexistente. A relação entre o ser vivo e o movimento é notória, assim como a compreensão da existência do ser. O ser, como o movimento, é em si mesmo. E assim como todas as células estão em constante mutação, os movimentos e células sociais também sofrem transformações.

Dança: Bruno, Clarissa, Helena, Ingrid, Luana e Pablo – alunos do Colégio Marista João Paulo II.

Coreografia: Helena Medeiros, Kyara Cristina, Josiany Júnia, Thainara Moraes e Victória Oliveira.

Orientação: Profa. Gláucia Melasso

 

Título: Musicalidade interartes: sinergias expressivas entre o Lied e a dança.

Horário: 16h

Local: Auditório

Sinopse: Esse trabalho investiga interfaces de recursos expressivos da música com ações performáticas da dança.  Utilizando-se do cruzamento do referencial teórico de Jacques-Dalcroze, que apostava no desenhar das formas musicais por meio do movimento corporal, com o de Rudolf Laban, que estabeleceu parâmetros de fluência do movimento, procurou-se, a partir de uma escuta atenta do desenrolar musical de três canções alemãs (lieder) trabalhar a expressividade do movimento. 

Dançarinos: Alice de Holanda, Ana Carolina Barreto, Beatriz Gomes, Camilla Batista, Clara Kethurin, Cristian Paz, Débora Lopes, Deliz Lopes, Fernanda Gabriela, Ingrid Lana, Karoliny Ribeiro, Larissa Chrys, Leandro Feitosa, Luziene Moreira, Simone de Souza, Thaily Almeida, Yanne Bruno, Yanne Gonçalves.

Orientação: Profº Rogério Rodrigues

 

Título: Fundamentos da Música I

Horário: 16h15

Local: Auditório

Sinopse: Trata-se de uma proposta de performance musical que alia canto e percussão na interpretação das peças Duas Cirandas (autor anônimo) e Sossego (Tim Maia). 

Canto e percussão: Turma de Fundamentos da Música I

Orientação: Profº Rogério Rodrigues

 

Título: Canção Think of Me de Andrew Lloyd Webber

Horário: 16h20

Local: Auditório

Sinopse: Trata-se de um excerto do musical O Fantasma da Ópera, do compositor inglês Andrew Lloyd Webber, que será apresentada na versão para canto e piano. 

Canto: Camila Carvalho e Joaquim Guilherme

Piano: a designar

Orientação: Profº Rogério Rodrigues

 

Título: Quando sinto

Horário: 16h30

Local: Auditório

Sinopse: Nesta dança as técnicas de breaking e House Dance seguem fielmente a música com movimentos de força.

Dança e coreografia: Rômulo santos, Moacyr “kbça” de abreu e Felipe de Castro.

Título: Uníssomos

Horário: 16h35

Local: Auditório

Sinopse: A proposta coreográfica “Uníssomos” reflete a ideia de que em cena o todo se torna um só. Utilizando-se da linguagem das danças urbanas, os movimentos são intimamente ligados à música e a todo o processo criativo da obra.

Dança e coreografia: Alessandra Araújo, Ana Luiza Sales, Bárbara Beatriz e Bárbara Pevidor 

Direção: Rafael Pulga

Título: Imprevistos

Horário: 16h40

Local: Auditório

Sinopse: Inspirada no filme Moulin Rouge, o solo apresenta elementos de jazz e ginástica rítmica.

Dança e coreografia: Ana Carolina Pinheiro

 

Título: Gestos

Horário: 16h45

Local: Auditório

Sinopse: Exercício de viewpoints, utilizando os gestos , as formas, duração , tempo, hip hop.

Dança: Diego dos Santos Pereira

Direção: Leonardo Dourado

 

Título: Reticências  ... (...) ...

Horário: 16h50

Local: Auditório

Sinopse: Quando lemos um livro, e há reticências (...) antes do texto, quer dizer que havia uma parte anterior que não foi citada. Quando temos no fim da frase, ou do texto, quer dizer que há algo depois. A arte, a dança, é algo que existe e que nos acompanha a muito tempo. Durante nossa vida, podemos criar, recriar, fazer e refazer, que após nós, a arte e a dança, irão continuar a existir e a estimular pessoas a criar, recriar, fazer e refazer. O parêntese ao meio das reticências significa minha dança, minha vida, minhas experiências compartilhadas. A arte veio e passou por mim. E após mim, ela vai continuar a existir.

Dança e coreografia: Jéssica Souza

Título: Keep Calm and Dance Electronic

Horário: 17h

Local: Auditório

Sinopse: A coreografia tem como objetivo trazer a técnica do jazz Broadway com base em uma música eletrônica, coreografada pelas alunas. 

Dança e coreografia: Lara Valentte e Ana Carolina Pinheiro

Título: Coreográfico (dança)

Horário: 17h10

Local: Térreo do Bloco C

Sinopse: Processo coreográfico iniciado durante os protestos no Brasil no primeiro semestre de 2013. Movimentação inspirada em detalhes e ações civis e militares no decorrer de cada ato publico.

Interprete e criador: Bart Almeida

Título: Nada Sobre

Horário: 17h20

Local: Sala 109C

Sinopse: Solo inspirado no livro de Manuel de Barros, “O Livro Sobre Nada”, e no livro de Fernando pessoa “Sobre Arte Sobre Poesia”. Pensado sobre o que é o “nada” e como mostrar o simples, o insignificante, representando um pouco do cotidiano, que as pessoas muitas vezes esquecem ou não percebem e ainda mostrando os objetos de cena de formas diferentes, gerando a desconstrução do objeto. O objetivo maior é causar reflexões e ainda, como o público pode se imaginar como parte da obra. 

Intérprete criador: Gianluca Diniz

bottom of page